Em todo o estado de Rondônia, mais de 200 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão disponíveis para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Desses, 145 estão ocupados, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na última segunda-feira (17).
A maior parte dos leitos (167) está na macrorregião I – divisão de polos de saúde realizada pelo Governo de Rondônia -, que tem Porto Velho como cidade referência para o tratamento da Covid-19. A região engloba 18 cidades e tem mais de 990 mil habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os leitos estão disponíveis em dez hospitais localizados em três municípios. Pouco mais de 37% dos 167 estão liberados para receber novos pacientes.
Confira a quantidade de leitos disponíveis por unidade de saúde na tabela abaixo:
Leitos de UTI na macrorregião I de Rondônia
Enquanto a macrorregião II, que reúne 34 cidades onde vivem cerca de 780 mil pessoas, tem 47 leitos de UTI para pacientes diagnosticados com coronavírus. Desses, 40 (85,1%) estão ocupados, restando sete (14,9%) para receber novos pacientes.
O hospital com o maior número de leitos disponíveis é o Adamastor Teixeira de Oliveira, em Vilhena, com 40% de lotação e seis leitos livres. Já os hospitais de Ji-Paraná e de Cacoal, cidade referência para o tratamento da doença na região, não possuem leitos disponíveis.
Leitos de UTI na macrorregião II de Rondônia