PM e PC acabam com festa de Rinha de Galo em cidade no interior de Rondônia

8 de junho de 2020 Fonte::

Uma ação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil de Cujubim, interior de Rondônia, desarticularam uma festa de Rinha de Galo no setor industrial daquele município. A ação foi desencadeada mediante a uma denuncia anonima informando horário e local do referido evento.

Os policiais se dirigiram até o endereço em questão, onde logo ao chegarem foi constatado a veracidade dos fatos. Onde com a chegada das viaturas, vários participantes do “evento criminoso” empreenderam fuga em um matagal que fica localizado na fundiária da residência, restando apenas o proprietário do local e  mais três homens, estes que alegaram não ser donos de nenhuma das aves,e ainda o dono do local disse ter alugado o espaço por um morador de machadinho pelo valor de R$500,00.

No local havia churrasco e bebidas alcoólicas, um ringue amador para a realização das brigas de galo, dois galos mortos e mais 13(treze) em cativeiros, aves do tipo “Galo Índio”, entre vários tipos de equipamentos para essa pratica, como: bicos de ferro, esporas de plástico e vários medicamentos.

Na ação foram apreendidas na residencia do proprietário, duas armas de fogo, sendo uma espingarda Cal.28 e uma garrucha Cal.16, e ainda três munições Cal.28. As aves foram recolhidas pelo Órgão que combate crimes ambientais.

Os policiais ainda destacam que há uma pena rigorosa nesses possíveis crimes ambientais, como organizar ou participar de rinha, definido no artigo 32 da lei federal 9.605/98.

Segundo o dispositivo, é considerado crime contra o meio ambiente “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.

O galo é considerado um animal doméstico. A pena prevista nesse artigo é de três meses a um ano, além de multa, mas pode ser aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal. Em geral, incorre no crime tanto o organizador quanto os participantes da rinha.

Diante dos Fatos, o proprietário e responsável pela festa recebeu voz de prisão pelos crimes de posse ilegal de armas de fogo, participar de rinha, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais
silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos; E Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

Os demais presentes no local foram conduzidos a UNISP (Unidade Integrada de Segurança Pública), e entregues juntamente com as armas e os animais apreendidos no local, e estão à disposição da justiça.

Fonte: JaruNotícia

Comentarios
banner 750x90 ale