No quarto mês de pandemia do novo coronavírus, diversas cidades apresentam um ritmo crescente de casos da doença. Em julho de 2020, 32 cidades, o equivalente a 61,5% dos municípios do estado, registraram pelo menos o dobro do número de casos em relação ao mês anterior.
Chupinguaia foi a cidade que teve a maior taxa de crescimento de casos totais: 1309%. Porto Velho, município com maior número de casos registrados em todo o estado, viu sua taxa diagnósticos de Covid-19 crescer 67,1%.
Já São Miguel do Guaporé, que chegou a ter uma das situações mais preocupantes no interior de Rondônia, devido o rápido crescimento no número de novos casos entre maio e junho, registrou um aumento de 4% no mês de julho.
Em relação ao número de mortes pela Covid-19, Porto Velho teve o maior número absoluto de óbitos registrados em um mês: 195. O crescimento de registros foi de 53,4%, chegando a 560 mortes na capital.
Dezesseis municípios passaram a registrar, no final de julho, o dobro ou mais do que o contabilizado até o último dia de junho. Cidades como Machadinho D’Oeste, Ouro Preto e Rolim de Moura tiveram 300% a mais de mortes em um mês.
Alta Floresta, Chupinguaia, Corumbiara, Itapuã do Oeste, Nova União, Parecis, Pimenteiras do Oeste, São Felipe D’Oeste, Vale do Anari e Vale do Paraíso, que antes não registravam mortes pela Covid-19, tiveram seus primeiros óbitos no último mês.
Enquanto isso, 12 cidades permaneceram sem registros de mortes: Cacaulândia, Castanheiras, Colorado do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Nova Brasilândia, Primavera de Rondônia, Rio Crespo, Santa Luzia, Seringueira, Teixeirópolis, Theobroma e Urupá.
Veja a evolução da pandemia no mês de julho em RO