Fazer um automóvel é o sonho de muitos apaixonados por carros. Porém, a maioria das pessoas não tem paciência, disposição e sobretudo conhecimento para botar a mão na massa. Não parece ser o caso de Henrique Carvalho. O mineiro faz sucesso na internet mostrando os bastidores da construção de seu próprio veículo. E não se trata de um carro qualquer: o jovem está criando um veículo inspirado em uma Lamborghini Aventador.
Tudo começou em 2012, quando vi um programa de televisão mostrando um carro branco lindo (Gallardo) e nem conhecia a Lamborghini até então. Comecei a pesquisar para ver o preço e não tinha chance de comprá-la. Já tinha desistido da ideia quando vi uma miniatura em escala 1/18 e desmontei ela inteira e fazer meu próprio projeto”, declarou em vídeo publicado no YouTube.
Depois de algumas idas e vindas, o carro saiu do papel e ganhou até nome: Desbravador. O carro foi feito sobre um Volvo S60, que também emprestou o motor 2.0 turbo de 180 cv. A distância entre-eixos de 2,71 metros, aliás, é praticamente a mesma dos 2,70 metros da Aventador. Já a carroceria é toda de fibra de vidro, material muito utilizado por fabricantes de veículos artesanais.
Atualmente o projeto divide as atenções com outra empreitada: um mini Nissan Skyline R34. A ideia para o cupê não veio do filme “Mais Velozes Mais Furiosos”, no qual Brian O’Conner foge da polícia em um belo exemplar prata, e sim dos games. O Skyline (que originalmente foi vendido de 1999 a 2002 no Japão) apareceu pela primeira vez em “Need For Speed: Underground” (2003) e marca presença em praticamente todos os jogos da saga desde então.
O esportivo em escala reduzida tem 3 metros de comprimento e leva duas pessoas. Assim como os carros de corrida, o projeto de Henrique possui chassi tubular. Atrás dos bancos fica um motor 1.8 AP de Volkswagen Gol montado em posição central. Do lado de fora, a carroceria tem alargadores de para-lamas bem pronunciados. Henrique afirma que a inspiração partiu dos carros da Liberty Walk, tradicional preparadora japonesa especializada em alargar superesportivos. Os dois projetos estão em fase final e já foram até testados por Henrique nas ruas. Enquanto isso, o jovem mantém um canal no YouTube e transmite seus conhecimentos em cursos online para quem tem a vontade de construir seu próprio carro. Uma boa maneira de se ocupar em tempos de quarentena.
Fonte: Uol