JARU – Incêndio em vegetação mobiliza o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

27 de junho de 2020 Fonte:: Anoticiamais

Um incêndio ocorrido na noite desta sexta-feira (26) e que permaneceu durante a madrugada deste sábado (27) em uma área de vegetação de uma propriedade rural nas proximidades da Linha 607 e dos residenciais Orleans e Luzia Abranches, em Jaru, mobilizou o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Homens do Corpo de Bombeiros trabalharam por horas durante a madrugada e tiveram que sair para atender outra ocorrência de incêndio. Na manhã deste sábado o fogo continuou se alastrando pela vegetação e destruiu boa parte da área de pastagem, chegando bem próximo a residências do Residencial Luzia Abranches.

Servidores da Prefeitura de Jaru trabalharam utilizando maquinários e carros-pipa para conter o incêndio, que foi controlado apenas no início da tarde. Ainda não há informações sobre a origem do fogo e quem seria o responsável.

Como já virou rotina, sempre neste período do ano, a chamada “época da seca”, várias pessoas colocarem fogo em lixos domésticos e em pastagens. Como a vegetação está muito seca nessa época, muitos usam o fogo como uma forma de limpeza, limpeza essa que é totalmente proibida pela fiscalização de meio ambiente.

Lembrando que de acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”. Art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. Pena: Reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

O município de Jaru conta com o aplicativo Guardiões da Amazônia, o app pode ser utilizado para o registro de denúncias de foco de incêndio e contribuirá diretamente na fiscalização. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima.

Comentarios
banner 750x90 ale