Dezoito municípios de Rondônia devem mudar de fase no plano de ação de combate à Covid-19 “Todos por Rondônia”, que determina as normas de distanciamento social e abertura do comércio nas cidades do estado. A mudança foi anunciada em uma portaria publicada nesta terça-feira (28) e começa a valer a partir da quarta-feira (29).
Desses municípios, 12 regrediram à fase 2 e seis conseguiram progredir para a etapa 3. Os demais municípios não passaram por alteração. Confira na tabela abaixo:
Veja quais cidades mudaram de fase e quais não sofreram alteração
Segundo a portaria, Porto Velho e outros dezoito municípios foram classificados na fase 2, chamada de “Distanciamento Social Seletivo“, que permite uma abertura parcial do comércio, enquanto as outras 33 cidades foram enquadradas na fase 3, chamada de “Abertura Comercial Seletiva“. No documento não consta nenhuma cidade nas fases 1 e 4 do plano de ação. (Confira na tabela abaixo).
Para a classificação nas quatro fases são considerados: a taxa de crescimento de casos ativos da Covid-19; a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da macrorregião a qual o município pertence ou da própria cidade, caso tenha leitos próprios; e o número de casos diagnosticados nos últimos 7 dias.
A readequação dos municípios nas fases correspondentes é feita a cada 14 dias.
Veja em qual fase cada município está enquadrado a partir de 29 de julho
Fase 1 – Distanciamento social ampliado
Podem abrir os seguintes serviços:
Fase 2 – Distanciamento social seletivo
Além dos citados na primeira fase, podem abrir:
Fase 3 – Abertura comercial seletiva
A terceira fase NÃO PERMITE abertura das seguintes atividades:
Fase 4 – Abertura comercial ampliada com prevenção contínua
Segundo o Governo do Estado, nessa etapa haverá reabertura total com os critérios de proteção à saúde coletiva, enquanto houver circulação do vírus sem medida de proteção efetiva (vacina).