Quase 40 cidades de Rondônia vão progredir à fase 3 do decreto de Distanciamento Social a partir de quarta-feira (15). Essa nova fase é chamada de ‘abertura comercial seletiva‘, onde vários estabelecimentos e outras instituições podem abrir ao público (seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19).
A portaria que estabelece as novas fases de distanciamento dos municípios foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial (Diof), e é assinada por José Gonçalves da Silva Júnior, secretário-chefe da Casa Civil.
Porto Velho é uma das cidades incluídas na Fase 3. Desde o dia 1° de julho a capital estava na fase 1, de distanciamento social ampliado. Com isso, apenas os serviços essenciais puderam funcionar nas duas últimas semanas.
Segundo a nova portaria do estado, outras 14 cidades, incluindo Ji-Paraná, vão ficar na Fase 2 do Distanciamento Social Seletivo.
Nenhuma cidade ficará enquadrada na Fase 1 (de distanciamento mais ampliado) ou na Fase 4.
Confira a lista de municípios por fase:
FASES EM RONDÔNIA A PARTIR DE 15 DE JULHO
Fase 1 – Distanciamento social ampliado
Podem abrir os seguintes serviços:
Além dos itens citados na primeira fase, podem abrir:
Fase 3 – Abertura comercial seletiva
A terceira fase NÃO PERMITE abertura das seguintes atividades:
Fase 4 – Abertura comercial ampliada com prevenção contínua
Segundo o Governo do Estado, nessa etapa haverá reabertura total com os critérios de proteção à saúde coletiva, enquanto houver circulação do vírus sem medida de proteção efetiva (vacina).