Hastes de Cacau Clonal são coletadas em propriedade do Sr. Cláudio Coimbra em Jaru

13 de janeiro de 2020

A prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da secretaria municipal de agricultura (Semagri) é uma grande aliada no incentivo e fomento da disseminação da cultura do cacau no município. De acordo com os dados da Semagri, em Rolim de Moura tem aproximadamente 30 produtores que estão investindo na cultura cacaueira e acreditando na atividade.

Quatro produtores de Rolim de Moura foram a Jaru, no Distrito Tarilândia, juntamente com equipe técnica da SEMAGRI, na oportunidade conheceram a lavoura do principal produtor de cacau clonal de Rondônia, Cláudio Coimbra, na fazenda do Vale Escondido.

Na oportunidade do recebimento de hastes de cacau Clonal, quatro produtores foram beneficiados; Antônio Marinho ( LH 180, km 4, sul) Leonardo Lisik ( LH 176, km 9, sul) Diones Catarino ( LH 172, km 8, sul)  Felipe Santana (LH 168, km 5, sul). Os técnicos da Semagri Wallisson Milard Pessôa e Aglinisson de Oliveira, informaram que as hastes são utilizadas para fazer o enxerto, pois os produtores já possuíam na propriedade o porta enxerto em perfeito estado para realização da enxertia, contudo ressalta-se a importância de estar entregando no tempo certo os enxertos.

O secretário municipal de Agricultura  Dionísio Pereira Braga, “Goiaba” destacou que é importante incentivar o cultivo de cacau clonal no município, pois a produção  de cacau  é de grande importância e viabilidade que os produtores invistam em algo novo e crescente, pois ajuda a aumentar a renda, melhora a qualidade de vida do homem do campo, dando ao produtor a oportunidade de  vender a sua mercadoria e consegue se reproduzir socioeconomicamente, tirando da terra o seu sustento, fortalecendo a agricultura familiar. Goiaba agradeceu muito ao produtor Cláudio Coimbra que fez a doação das hastes aos produtores rolimourenses, como forma de incentivar a produção.

O prefeito Luiz Ademir Schock, “Luizão do Trento” tem reforçado a importância de oferecer ao homem do campo assistência técnica e a possibilidade de várias culturas. “Estruturamos a Semagri e nossos produtores podem contar com assistência da prefeitura, tanto na distribuição de mudas e sementes, e especialmente na assistência técnica aos nossos produtores, tenho cobrado do Secretário para que não falte apoio aos nossos agricultores, reforçou o prefeito.

Via assessoria/Prefeitura

Comentarios
Banner matéria Lazinho