A medida é parte das ações desenvolvidas na cidade de Ouro Preto do Oeste a fim de conter a propagação do coronavírus e preservar a sociedade.
A prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou nesta sexta-feira (20), uma operação de localização e identificação dos indivíduos em situação de rua que permanecem nas áreas comerciais e pernoitam em calçadas e logradouros da cidade.
A ação contou com o apoio e logístico da polícia militar e do corpo de bombeiros militar. “Todos os moradores de rua” a exceção de um que se evadiu e não foi localizado, forma devidamente identificados, informaram seus endereços e a prefeitura providenciou passagens para eles retornarem às suas cidades de origens.
A prefeitura informa que foram adquiridas passagens para os indivíduos viajarem para as cidades de Rolim de Moura, Itapuã do Oeste, Colorado do Oeste, entre outras. Para fora de Rondônia a SEMAS enviou um morador em situação de rua para a cidade de Belo Horizonte-MG, este recebeu roupas e dinheiro para se alimentar durante a viagem.
Todos os indivíduos foram conscientizados do risco que estavam correndo de contrair o Coronavírus, assim como transmiti-los para a população local.Não houve resistência por parte dos homens e mulheres que foram orientados à retornar às suas cidades de origens, à exceção do único que fugiu.
Alguns deles, residentes na cidade de Ouro Preto do Oeste, foram advertidos de que se retornassem as ruas seriam detidos pelas forças policiais que atuam nas ruas cumprindo o decreto de Estado de Calamidade Pública do Governo do Estado que determina o recolhimento da população em suas casas e isolamento social.
A Secretária Especial da SEMAS, Geany Rodrigues Silva Oliosi, acrescentou que a equipe técnica do CREAS tem feito um trabalho periódico de abordagem social com esses indivíduos desde o ano passado, e informou que desde o início do surto do Coronavírus, a equipe acompanhou e entregou kits com máscara e álcool em gel para os mesmos.
A prefeitura informou que esta medida faz parte das ações desenvolvidas na cidade de Ouro Preto do Oeste afim de conter a propagação do novo Coronavírus e preservar a sociedade como um todo do risco que o vírus ora oferece.
FECHAMENTO DOS COMÉRCIOS
Na manhã desta sábado (21) a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal, circularam por todas as áreas comerciais de Ouro Preto com carro de som solicitando ao comércio que feche suas portas e aos vendedores ambulantes que se recolham em suas residências.
O prefeito Vagno Gonçalves Barros acompanhou pessoalmente a ação de sexta-feira com os moradores de rua, bem como a operação com a PM e Bombeiros na manhã deste sábado durante a recomendação do fechamentos dos comércios e o recolhimentos das pessoas em suas residências.
Fonte: CorreioCentral