Rondônia registra quase 33 mil casos do novo coronavírus em todo o estado, sendo 10.944 ativos, segundo dados do Governo de Rondônia. Em um mês, entre os dias 22 de junho e 22 de julho, 39 municípios apresentaram crescimento no número de casos ativos, sendo 19 com uma alta de mais de 100%. Já 12 cidades tiveram queda e um município apresenta exatamente o mesmo número de pessoas que ficaram doentes e ainda não se recuperaram.
Os diagnósticos ativos são calculados subtraindo do total de casos registrados o número de pessoas recuperadas da Covid-19 e o de óbitos em cada município.
Dentre as cidades que apresentaram crescimento no número de pessoas que foram registradas com a doença e seguem infectadas, com possibilidade de transmissão do vírus, Espigão D’Oeste apresenta o maior índice, com um crescimento de 26 vezes.
Veja os municípios que tiveram maior taxa de crescimento de casos ativos:
Já Nova Brasilândia D’Oeste, Cabixi, Primavera de Rondônia e Ministro Andreazza, que não tinham casos ativos em 22 de junho, voltaram a ter mais registros da doença do que pessoas recuperadas.
Dentre os municípios que conseguiram diminuir o número de infecções ativas, Mirante da Serra se destaca com uma queda de 100%. Ou seja, no município não há mais casos ativos registrados da doença até a última quarta-feira (22).
Veja os municípios que se destacaram com uma taxa de crescimento negativa no número de casos ativos:
Dos 52 municípios do estado, Campo Novo de Rondônia é o único que tem o mesmo número de casos ativos nos dias 22 de junho e 22 de julho. Confira na tabela abaixo o número de casos ativos de cada município e o percentual de crescimento entre os dois meses:
Percentual de crescimento no número de casos ativos de Covid-19