banner ale junho agro

Dois nomes de Rondônia estão na disputa por vaga no Superior Tribunal de Justiça; confira a lista

19 de março de 2024 Fonte:: Rondônia Dinâmica

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou o prazo para recebimento das listas com os candidatos às vagas abertas pela aposentadoria das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães. Entre os indicados, destacam-se Alzir Marques Cavalcanti Junior, procurador de Justiça, e Adilson Donizete de Oliveira, promotor, ambos representantes do Ministério Público de Rondônia (MP/RO).

Até o momento, foram submetidos ao STJ 41 nomes pelo Ministério Público, consolidados após o envio das indicações pelo Ministério Público Federal e pelos MPs estaduais e distrital. Paralelamente, seis Tribunais Regionais Federais (TRFs) enviaram 17 nomes para concorrer às vagas.

PROCESSO DE ESCOLHA

A formação das listas tríplices, que serão encaminhadas à escolha do presidente da República, ainda não tem data marcada para a sessão do Pleno do STJ. Após essa etapa, cabe à Presidência da República a indicação dos nomes, que serão submetidos à sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

A Constituição Federal, em seu artigo 104, estabelece a composição do STJ, composto por no mínimo 33 ministros. Estes são nomeados pelo presidente da República, após aprovação pela maioria absoluta do Senado, dentre brasileiros com idade entre 35 e 70 anos.

As cadeiras do STJ são divididas de forma equitativa entre juízes dos TRFs, desembargadores dos Tribunais de Justiça e membros do Ministério Público Federal, estadual, do Distrito Federal e dos Territórios.

Nesse contexto, a presença de Alzir Marques Cavalcanti Junior e Adilson Donizete de Oliveira na lista do MP/RO evidencia a representatividade do estado no cenário nacional. A informação sobre a nomeação dos representantes de Rondônia foi inicialmente postada no Twitter pelo advogado e professor universitário Vinícius Miguel, reforçando a importância das redes sociais na disseminação de informações relevantes para a sociedade.

O ANÚNCIO EXCLUSIVO DE VINICIUS MIGUEL:

Comentarios
banner gov março
banner ale junho agro
banner ale junho agro