CORONAVAC: Sesau diz ser falsa tabela de vacinação que está circulando nas redes sociais

18 de janeiro de 2021 Fonte:: Rondoniaovivo

Uma tabela de vacinação está circulando nas redes sociais informando sobre a idade e os dias em que cada faixa etária receberá a vacina. A Superintendência de Comunicação do Governo de Rondônia, informou que não procede essa informação e que a tabela não é verdadeira. Ou seja, uma fake News.

Outra informação do Governo Estado é a de que ainda está sendo organizada a vacinação. A expectativa é que ainda nessa segunda-feira (18), Rondônia receba as primeiras doses. Elas ficarão armazenadas na rede de frios antes de serem enviadas para o interior. Segundo a Secretaria Estadual do Saúde, o início da vacinação no estado irá seguir as orientações do Ministério da Saúde.

Falsificação

 

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública deu início às medidas de combate à comercialização de vacinas falsificadas contra a covid-19. A prática de venda dessas supostas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo.

De acordo com o secretário executivo do Comitê Nacional de Combate à Pirataria, vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor, Guilherme Vargas, disse que a questão é urgente. “Avaliamos a urgência do tema e acionamos a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e as outras pastas do para estabelecer estratégia conjunta para garantia a saúde e a segurança dos consumidores brasileiros”.

Atuação conjunta, ações de fiscalização e de repressão serão realizadas. Está em estudo a possibilidade de elaboração de campanhas de conscientização dos consumidores e veiculação de alertas nas mídias sobre os riscos da comercialização de vacinas falsificadas contra a covid-19.

Com a expansão do comércio eletrônico, especialmente durante a pandemia, a comercialização de produtos pirateados no meio digital já é de conhecimento do comitê de combate à pirataria, que atua em conjunto com as polícias e Receita Federal.

Comentarios