Os trabalhadores poderão fazer o saque emergencial do FGTS no valor de R$ 1.045, a partir de 15 de junho até 31 dezembro de 2020 e o patrimônio do PIS/PASEP será absorvido pelo FGTS a partir de 31 de maio.
O trabalhador tendo mais de uma conta no FGTS, o saque funcionará da seguinte forma: primeiro será possível sacar o saldo de contas relativas a contratos de trabalho extintos, começando pela conta que tiver o menor valor no saldo. Depois, os saques das outras contas, com início pela conta que tiver o menor saldo.
Como consultar
Para você saber o saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), basta entrar no site da Caixa ou baixar o aplicativo do FGTS, que está disponível nos celulares e tablets.
Ao cessar o site da Caixa, será solicitado que insira o número do NIS (o seu número de Identificação Social) ou CPF e depois clique em cadastrar senha.
Depois de fazer o cadastro da senha, leia com atenção o regulamento que vai aparecer na tela e clique em aceito.
Em seguida, preencha dos dados pessoais que serão requeridos.
Para finalizar o cadastro, crie uma senha com no máximo 8 dígitos, misturando letras e números e confirme.
Depois, retorne para a tela inicial, onde deve colocar os dados do login que você acabou de criar.
Para quem já possui cadastro deve utilizá-lo para fazer o login no site ou no app
Não conseguindo acessar o site da Caixa ou ao aplicativo, poderá usar a central telefônica, ligando para o número 0800 724 2019, ou, ir uma agência da Caixa.
Quem poderá sacar
Qualquer pessoa que tiver uma conta, ativa ou inativa no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.
Valor a ser liberado
Será um valor de até R$ 1.045 por trabalhador, ou seja, um salário mínimo.
O banco informou que a dinâmica vai ser a mesma das demais liberações do FGTS: os saques serão feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.