A circulação de pedestres diminuiu nas ruas de São Miguel do Guaporé (RO), nesta quinta-feira (28), no primeiro dia de lockdown na cidade. Durante a manhã, algumas lanchonetes chegaram a abrir, assim como os serviços essenciais, mas o fluxo no trânsito foi menor em relação aos últimos dias.
São Miguel do Guaporé foi o primeiro município de Rondônia a impor o sistema lockdown (confinamento total) para conter a pandemia do novo coronavírus.
A cidade já soma 129 confirmações e duas mortes, conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde. O frigorífico JBS de São Miguel foi interditado pela justiça por causa de contaminação em massa de Covid-19 entre os trabalhadores e é visto por autoridades como o fator determinante para o crescimento de casos da doença.
Um morador da cidade enviou fotos à reportagem mostrando como estão as ruas de São Miguel no primeiro dia de lockdown. O internauta contou que na parte da manhã precisou ir à farmácia para comprar frauda para sua filha.
Fluxo de veículos reduziu após lockdown em São Miguel do Guaporé — Foto: WhatsApp/Reprodução
“Encontrei algumas lanchonetes abertas. Só loja de roupa não estava aberta. Encontrei polícia na rua, porém eles não paravam ninguém. Estava com livre acesso”, diz.
De acordo com o decreto nº 933, está proibida a circulação de pessoas, exceto para:
As atividades consideradas essenciais que permanecerão abertas são:
O lockdown, inicialmente, deve ter duração de 14 dias,conforme o decreto da prefeitura. Tudo vai depender do número de casos, óbitos e outros fatores que serão analisados pelas autoridades municipais.
Contaminação em frigorífico faz casos de Covid-19 subirem 80% em um único dia em São Miguel
Centro de São Miguel do Guaporé fica vazio com locodown — Foto: WhatsApp/Reprodução